segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Fixe sua morada na eternidade com Cristo

Texto Base:Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.” (Lucas 16:19-31)

Introdução: A parábola do rico e do mendigo (Lázaro) foi proferida por Jesus para explicar o que espera o ser humano após a morte. Como a parábola é uma comparação tendo como os personagens o rico e o mendigo, Jesus quis nos ensinar que:

1 - A eternidade é uma realidade:
E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.” (Lucas 16:22 )

Se a após a morte teremos que enfrentar esta realidade,  e o homem é pecador, com certeza precisamos saber como se preparar para enfrentar a eternidade. Em 2 Coríntios 5:10 “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal., a bíblia diz que todos nós vamos comparecer diante do tribunal de Cristo e vamos dar conta de todos os nossos atos. Portanto fica o alerta. Se prepare para encontrar com Deus.

2 - Após a morte não há salvação:
E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,” (Hebreus 9:27)

No relato da parábola do rico e o mendigo deixa claro que após  a morte, nem quem foi para o céu  e nem quem foi para o inferno puderam voltar a este mundo, confirmando o que diz Hebreus 9:27. Portanto se você pretende passar a eternidade com Cristo arrependa de seus pecados e aceite Jesus como seu Salvador.

3 - Cada um tem que fazer sua escolha:
Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.” (Hebreus 3:15)

A  salvação é individual, Jesus deixou isso bem claro que o pai não leva o pecado do filho, nem o filho  do pai. O conselho da Palavra de Deus é que se você ouvir a sua voz não deve endurecer o seu coração.

Conclusão: Ouça a Palavra de Deus e medite onde você está fixando sua morada. Numa eternidade sem Cristo, isto é, sem arrependimento, confissão de pecados e entrega a Jesus. Ou numa eternidade com Cristo, onde já recebeu perdão de seus pecados e certeza de vida eterna.

Saiba que:
O rico não foi para o inferno porque era rico, pois ter riquezas não é pecado. Foi por não obedecer aos mandamentos de Deus;
O mendigo  não foi para o céu porque era pobre, pois ser pobre não garante entrada no céu. Foi com certeza por amar a Deus e obedecer a sua Palavra.

Saiba que Jesus ama você e seu sacrifício na cruz do calvário foi para te resgatar das trevas e transportá-lo para a sua maravilhosa luz.

(Ministrada em: 12/07/2012 – Igreja Batista BETEL-Pederneiras/SP)

A Graça e a Paz do Nosso Senhor
e Salvador Jesus Cristo sejam sempre conosco,
Pr. Eloi