segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Vencendo o Vale de Ossos Secos

Texto Base:Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes. Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR. Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR. Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito. E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo. Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados.” (Ezequiel 37:1-11)

O que a morte representa para você?
No contexto desta leitura vemos Deus levando o Profeta até um vale de ossos secos, sequíssimos, isso representa na ótica humana era o fim, não havia, mas nenhuma esperança. Mas através desta mensagem vamos ver que para Deus o Vale de Ossos Secos não é o fim nas nossas vidas. Vejamos como podemos vencer o Vale de Ossos Secos em nossas vidas:

Identificando o Vale de Ossos Secos em nossas vidas:
O Vale de Ossos Secos em nossas vidas pode ser áreas em nossas vidas que estamos passando muitas dificuldades como: Os conflitos no casamento, a sequidão na área financeira, conflitos entre pais e filhos, uma vida espiritual e ministerial infrutífera, uma vida profissional incerta. Mas Deus deseja nos levar a vencer este Vale de Ossos Secos.

1-Crer que nosso Deus é Poderoso para fazer o Milagre acontecer:
E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes.” (Ezequiel 37:3)
Quando Deus pergunta a Ezequiel Poderão reviver estes ossos secos, ele não questiona nada, apenas diz: Senhor tu o sabes. Como quem Diz: Senhor tu sabes que creio no seu poder, ou Senhor Tu sabes que eu sei que tu podes. O principio aqui é crer. Não podemos nos conformar com uma vida seca, temos de dar condições a Deus para Ele mudar a situação. O Povo de Israel estava morto, mas Deus contava com Ezequiel, para vivificá-los.
Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá. Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar. Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;” (João 11:21-25)
 A resposta de Jesus a Marta Foi: “... Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;”. Glórias a Deus, Para nosso Deus a Morte não é o Fim.
É impressionante como as pessoas perdem a benção por não crerem nesse Deus de poder diante dos problemas. Jesus foi enfático ao dizer a Marta: “... se creres, verás a glória de Deus?” (João 11:40).
Jesus voltou a sua terra natal Nazaré e teve o desejo de curar as pessoas naquele lugar, mas não pode fazer ali muitos milagres por causa da incredulidade do povo. Precisamos entender que na vida passaremos por alguns vales, mas nunca deveremos deixar de crer no poder de Deus.
Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,” (Efésios 3:20)

2-Obedecer a Palavra de Deus sem Resistência:
Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso.” (Ezequiel 37:7)
Então profetizei como se me deu ordem.”.  Isso parecia loucura aos olhos humanos, mas Ezequiel não questionou, obedeceu ao que Deus estava pedindo para ele fazer.
Há muitos que estão sofrendo no vale da sequidão por falta de obediência as orientações dadas por Deus através de sua palavra.
Todas as vezes que Israel sofria com derrotas, fome, seca e perseguição era por falta de Obediência a Palavra de Deus.
Quando Saul deixou de Obedecer à ordem dada por Deus as conseqüências vieram.
Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.” (1 Samuel 15:22-23)

3-Profetizar a Palavra:
Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR.” (Ezequiel 37:4)
Hoje em dia é muito comum vermos pessoas profetizando pra lá e pra cá, profetizando a torta e a direita e na maioria das vezes causando mais problemas e confusão do que de fato estar trazendo algo da parte de Deus, mas o que é pior é que muitos crentes tem por falta de maturidade cristã e experiência com Deus, vivem correndo atrás destas coisas.
Na qualidade de Homens e Mulheres de Deus temos autoridade para profetizar a palavra de Deus sabe por quê?
E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la.” (Jeremias 1:12)
Abra a sua boca e Profetiza em nome de Jesus sobre esse Vale de Ossos Secos que o milagre vai acontecer.

(Ministrada em: 09/09/2012 – Igreja Batista BETEL-Pederneiras/SP)

A Graça e a Paz do Nosso Senhor
e Salvador Jesus Cristo sejam sempre conosco,
Pr. Marcos Salomão