sábado, 1 de setembro de 2012

Guardar as Palavras do Senhor é Vida e Saúde

Texto Base:Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração. Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo.” (Provérbios 4:20-22)

Senhor gratos somos a Ti meu Deus e meu Pai, por tudo que tens feito em nosso meio. Opera Senhor maravilhas em nosso meio e revela o profundo da Sua palavra aos nossos corações. Usa-me Senhor como vaso em Tuas mãos e cumpra em mim Senhor o Teu querer. Em nome de Jesus. Amém.

Quais os resultados de se Guardar os Mandamentos?

Guardar os mandamentos não significa apenas conhecer, mas tê-los em seu coração a fim de cumpri-los.

Quando guardamos as palavras do Senhor no íntimo do nosso coração, nós:

1-Demonstramos nosso amor por Jesus:
Se me amais, guardai os meus mandamentos.” (João 14:15)
Como pode alguém dizer que ama a Jesus, se as suas atitudes não demonstram tal amor? Devemos demonstrar nosso amor por Jesus, através das nossas atitudes, guardando as palavras do Senhor no íntimo do nosso coração e as praticando.

2-Somos amados do Pai:
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” (João 14:21)
Como poderemos ser amados de Nosso Pai se não guardamos os seus mandamentos? A palavra do Senhor nos diz que aquele que ama a Jesus será amado do Pai.

3-Somos habitação do Senhor:
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.” (João 14:23)
Se realmente guardamos as palavras do Senhor no íntimo do nosso coração, passamos a ser morada do Senhor. A palavra do Senhor nos diz que se alguém ama ao Senhor, este guardará a Sua palavra e será amado do Pai e morada do Senhor.

4-Somos atendidos em tudo o que quisermos:
Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” (João 15:7)
Quando guardarmos as palavras do Senhor no íntimo do nosso coração (ouvimos as palavras do Senhor) e as colocarmos em prática (praticamos os ensinamentos da palavra do Senhor), pediremos tudo o que quisermos e nos será feito.

5-Nos tornamos amigos do Senhor:
Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.” (João 15:15)
Quando passamos realmente a conhecer as palavras do Senhor, deixamos de sermos servos e passamos a sermos amigos do Senhor. Já não somos mais servos, do pecado que antes nos dominava, mas somos agora, amigos do Senhor.

6-Evitamos o pecado:
Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” (Salmos 119:11)
Passamos a esconder / guardar as palavras do Senhor no íntimo do nosso coração, para não mais pecarmos contra Deus. Passamos a fugir de toda a aparência do mal e das coisas erradas.

7-Evitamos a destruição em nossas vidas:
O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” (Oséias 4:6)
Vemos que não podemos rejeitar o conhecimento da palavra do Senhor, porque se assim o fizermos, seremos destruídos.

8-Nos tornamos prósperos e bem-sucedidos:
Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” (Josué 1:8)
E quando meditarmos, dia e noite nas palavras do Senhor, não nos desviando dela, mas fazendo tudo conforme nela está escrito, o Senhor então farás prosperar o nosso caminho e seremos bem-sucedidos.

9-Aumentamos nossa fé:
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Romanos 10:17)
E ouvindo constantemente a palavra do Senhor, aumentamos a nossa fé.

10-Nos tornamos felizes, bem-aventurados:
Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.” (Lucas 11:28)
E como diz em Lucas 11:28, felizes os que ouvem e guardam as palavras do Senhor. Somos felizes, bem-aventurados se assim, ouvirmos e guardamos as palavras do Senhor.

11-Somos assemelhados a homens prudentes:
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;” (Mateus 7:24)
E a palavra do Senhor diz, que aquele que escuta as palavras do Senhor e as pratica, será assemelhado ao homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha. E ainda que sobrevenham fortes ventos, não serão derrubados, mas permaneceram em pé.

12-Somos libertos:
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32)
E finalmente, amados, através do conhecimento da palavra do Senhor, somos libertos. Livres de toda injustiça, livres de toda imundícia, livres do pecado, livres de toda escravidão, livres para glorificarmos ao Senhor.

Senhor nesta noite ouvimos a Tua palavra e compreendemos meu Pai, que quando ouvimos, guardamos e praticamos a Tua palavra, somos libertos do julgo da escravidão e passamos a viver uma nova vida em  Cristo. Pai, em nome de Jesus, que vidas aqui nesta noite, venham ser transformadas pelo poder da Tua palavra. Passa Senhor o Teu renovo sobre estas vidas, curando, salvando, libertando de toda opressão, para honra e glória do Teu santo Nome, em nome de Jesus. Amém!

(Ministrada em: 31/08/2012 – Igreja Batista BETEL-Pederneiras/SP)

A Graça e a Paz do Nosso Senhor
e Salvador Jesus Cristo sejam sempre conosco,
Adilson S. Letra