sábado, 6 de outubro de 2012

A Luta Contra o Desânimo

Texto Base:Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;” (2 Coríntios 4:8-9)

Pai, revela a nós Senhor a Tua palavra, e que não venha ser eu, mas o Teu Santo Espírito Senhor a falar aos nossos corações. Fortalece Senhor a cada um aqui nesta noite meu Deus, em nome de Jesus. Amém.

            Amados, gostaria de abordar nesta noite sobre o desânimo na vida dos cristãos. Não podemos meus queridos desanimar. O desânimo pode trazer uma série de conseqüências para nossas vidas. Quero nesta noite ler uma passagem sobre o profeta Elias:

E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles. O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo. Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.” (1 Reis 19:1-4)

            Ao ler esta passagem meus queridos, puder ver duas atitudes do profeta Elias. Duas atitudes que trouxeram conseqüências para vida de Elias.

1 – Deu ouvidos ao mensageiro enviado por Jezabel:

Numa primeira análise desta passagem, podemos ver que Elias deu ouvidos ao mensageiro enviado por Jezabel. E quantos de nós, hoje, têm dado ouvidos aos mensageiros de Satanás? Não podemos ficar ouvindo os murmuradores ao nosso redor e dar ouvidos às pessoas desanimadas que estão a nossa volta. Temos sim, que influenciar estas pessoas com nosso ânimo e com a palavra do Senhor. Se dermos ouvidos às pessoas erradas, correremos o risco de sair do caminho e fugirmos da presença do Senhor.

Não podemos dar ouvidos aos rumores e/ou às mensagens do inimigo.

O que no seu coração comete deslize, se enfada dos seus caminhos, mas o homem bom fica satisfeito com o seu proceder.” (Provérbios 14:14)
Os meus olhos estão continuamente no SENHOR, pois ele tirará os meus pés da rede.” (Salmos 25:15)

2 – Se precipitou ao tomar sua decisão:

            Numa segunda análise desta passagem, podemos ver que Elias se precipitou. Pois ao dar ouvidos ao mensageiro enviado por Jezabel, ele fugiu e até pediu a morte. Quantos hoje, por dar ouvidos às pessoas erradas, têm fugido, se afastado da presença do Senhor e tomado decisões precipitadas?

Não podemos nos precipitar ao tomar nossas decisões.

O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua.” (Provérbios 18:13)
Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas.” (Salmos 34:19)


A pergunta que Deus fez a Elias: “... Que fazes aqui, Elias?” (1 Reis 19:13)

No momento em que nos refugiamos, tentando fugir e nos esconder de tudo e de todos. O Senhor nos pergunta: O que você está fazendo?

A ordem de Deus para Elias: “... Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco;...” (1 Reis 19:15)

Quando nos encontramos desanimados pelas circunstâncias do dia a dia, e tentamos fugir. O Senhor nos diz: Volte para o caminho.

            Precisamos deixar de dar ouvidos às pessoas erradas e não nos precipitarmos em tomar nossas decisões. Contudo nos é necessário:

1 - Vigiar e orar:Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Marcos 14:38)

            2 – Nos revestirmos da Armadura de Deus:Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.” (Efésios 6:11 e 13)

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28)
Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” (Josué 1:9)

Senhor, em nome de Jesus, eu oro por cada um que aqui se encontra nesta noite e peço meu Deus, que ninguém aqui venha sair desanimado ou abatido, mas pelo poder da Tua palavra meu Deus, venham sair daqui esta noite, transformados e dispostos a seguir em frente conforme a Tua vontade e o Teu querer meu Pai. Abençoa a cada um e trás o renovo espiritual para nossas vidas, em nome de Jesus. Amém!

(Ministrada em: 05/10/2012 – Igreja Batista BETEL-Pederneiras/SP)

A Graça e a Paz do Nosso Senhor
e Salvador Jesus Cristo sejam sempre conosco,
Adilson S. Letra