sábado, 20 de outubro de 2012

Como Superar “AS CRISES”

Texto Base:Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.” (Hebreus 12:3)

Senhor revela a nós a Tua palavra. Que não venha ser eu, mas o Teu Santo Espírito Senhor a falar aos nossos corações. Trás renovo Senhor a cada um aqui nesta noite meu Deus, em nome de Jesus. Amém.

            Ao meditar nesta palavra, o Senhor falou profundamente ao meu coração sobre as crises que enfrentamos em nosso dia a dia. Mas a grande questão não está nestas crises, mas sim no que fazemos durante estas crises. Visto que vivemos uma vida de conseqüências meus queridos, não podemos ficar inertes / parados frente às essas crises, mas temos agir com o intuito de superarmos a crise. E justamente, com esse propósito, eu quero ministrar ao seu coração: Como Superar “AS CRISES”.

1 – Não dê ouvidos às palavras contrárias:

            Sempre haverá murmuradores, pessoas desanimadas, pessimistas e derrotadas lançando palavras contrárias em nossas vidas. Mas a grande questão é o que faremos? Que atitude teremos frente às crises e as palavras contrárias?

            “E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito? Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto.” (Êxodo 14:11-12)

            Quantos são os que ao ouvirem às palavras de murmuração, tem a reação de se juntar aos murmuradores e passam a integrar o grupo dos desanimados, derrotados e fracassados. Não podemos jamais dar ouvidos aos murmuradores.

            Sabe o que Deus está dizendo para mim e para ti nesta noite?
            “Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;” (Filipenses 2:14)

2 – Não fique paralisado frente aos problemas:

            Quantos frente aos problemas ficam paralisados e sem reação ao que está acontecendo. Não podemos ficar inertes / paralisados frente os nossos problemas, mas temos que seguir em frente.

            Muitas vezes, parece que o problema não tem jeito, não tem saída e ficamos parados esperando o que vai acontecer. Temos que colocar a nossa fé em prática e tomar atitudes. O que Deus disse a Moisés, quando o povo de Israel estava frente ao mar vermelho? “Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.” (Êxodo 14:15)

            O que Deus estava dizendo a Moisés:
                        Por que clamas a mim Moisés? Diga aos filhos de Israel para seguir em frente.
                        Por que clamas a mim Moisés? Diga aos filhos de Israel PROSSIGAM.

            O que Deus está dizendo para mim e para ti está noite:
                        Por que clamas a mim? Siga em frente meu filho.
                        Por que clamas a mim? Não desista, não pare, prossiga para alvo.

            Deus está dizendo para mim e para ti está noite:
Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” (Isaías 41:10)

3 – Utilize os recursos que Deus lhe concedeu ainda que pareçam insuficientes:

            Muitas vezes, achamos que não temos condição para sairmos do problema. Achamos que os recursos que estão em nossas mãos não são suficientes para resolver o tamanho do problema. Mas saiba meus queridos, que Deus tem colocados os recursos nas tuas mãos, Deus tem preparado meios, alternativas, e talvez você esteja desprezando o que Deus lhe concedeu.

            Moisés tinha apenas uma vara / um cajado em suas mãos. Imagine você liderando uma grande multidão frente ao mar, e o que você tem como recurso ou ferramenta? Apenas uma vara, apenas um cajado. Deus queria atitude, Deus queria fazer o “MILAGRE” através da vida de Moisés.

E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.” (Êxodo 14:16)

            Sabe o Deus está dizendo para mim e para ti esta noite meus queridos:
Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” (Isaías 43:13)

4 – Tenha total confiança no Senhor:

            Quantas vezes ao enfrentarmos nossos problemas, achamos que algo pode não dar certo? Tememos por olhamos para as aparências.

E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda.” (Êxodo 14:22)

            Realmente, quando olhamos as aparências, podemos ficar assustados o que está acontecendo ao redor. Mas não podemos focar as aparências, temos que demonstrar nossa total confiança no Senhor.

            Sabe o que Deus diz para mim e para ti nesta noite:
            “Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.” (Salmos 37:5)

5 – Quando sair do problema coloque um fim naquilo que o causou para sempre:

Quantos têm enfrentado constantemente o mesmo problema por não porem um ponto final ao saírem do problema?

Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o SENHOR derrubou os egípcios no meio do mar, Porque as águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nenhum deles ficou.” (Êxodo 14:27-28)

            Queridos, Deus não quer que você faça parte do grupo de murmuradores, desanimados, derrotados e fracassados. Deus quer que você faça parte do seleto grupo dos “VENCEDORES”.

Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” (Romanos 8:37)

Pai, em nome de Jesus, que não venhamos Senhor, dar ouvidos aos murmuradores que se encontram ao nosso redor, e não venhamos ficar parados e inertes diante dos problemas do nosso dia a dia, mas que venhamos Senhor, seguir em frente, usando dos recursos que o Senhor tem disponibilizado em nossas mãos, crendo e confiando firmemente na Tua palavra. E que a cada situação enfrentada, venhamos colocar fim naquilo que o causou, para que possamos prosseguir para o alvo, em nome de Jesus. Amém.

(Ministrada em: 19/10/2012 – Igreja Batista BETEL-Pederneiras/SP)

A Graça e a Paz do Nosso Senhor
e Salvador Jesus Cristo sejam sempre conosco,
Adilson S. Letra