segunda-feira, 23 de julho de 2012

A Mulher apanhada em Adultério

Texto Base:Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras. E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava. E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra. E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio. E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais. Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8:1-12)

Jesus, tinha ido para o monte das oliveiras e ao amanhecer foi para o templo onde todo povo se reuniu ao seu redor para ouvir suas pregações e seus ensinos. Neste momento os escribas e fariseus vêm a seu encontro trazendo uma mulher surpreendida em adultério.

Escribas: Eram os mestres da lei, que dominavam a escrita. Eram profissionais e estudiosos da lei mosaica, encarregados de ensinar seus alunos a lei e chamados de doutores da lei.

Fariseus: Primavam pelo cumprimento da lei.

Esses dois grupos de alguma maneira viram o ato de adultério desta mulher e queriam então o cumprimento da lei e levaram esta mulher para Jesus. Levaram  esta mulher pelas ruas. A vergonha, o choro, o desespero, quem sabe tomou conta desta mulher. Neste ato bruto, os fariseus estavam expondo a mulher, seu marido e seus filhos a um vexame enorme. Eles queriam que Jesus desse uma sentença para esta mulher. Estavam pondo Jesus a prova.
Obs.:
Se Jesus não a condenasse eles o acusariam de não cumprir a lei que diz em Levítico 20:10.
Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera.” (Levítico 20:10)
Se Jesus condenasse a mulher também estaria errado, por que  somente os Romanos poderiam julgar e tirar a vida de uma pessoa.

Quando naquele momento após ouvir a acusação dos escribas e fariseus contra aquela mulher, Jesus se abaixa e começa a escrever na areia com o dedo, você já pensou o que o Jesus estava escrevendo na areia?

Vamos então refletir, Conjecturar  e pensar.

Talvez ele tenha começado escrever:
            1 – ADULTÉRIO:
E a multidão que estava junto com os acusadores da  mulher, vibraram e talvez tenham se aproximado um pouco mais de Jesus, pensando Ele esta tratando do pecado e dos religiosos também.

Quem sabe ele escreveu outra palavra.
            2 – FORNICAÇÃO (Sexo antes do casamento):
E todos mais uma vez concordaram com a cabeça.

Depois Jesus escreveu a palavra.
            3 – ROUBO:
E todos chegaram ainda mais perto, vibrando e pensando o mestre esta tratando dos pecados dos outros.

Depois ele escreveu.
4 – EMBRIAGUEZ:
E quem sabe o bêbado habitual da periferia que estava no meio da multidão  afastou por que seu pecado foi atingido por Jesus.

Depois ele escreveu.
5 – MENTIROSO:
E os escribas e fariseus se achegaram ainda mais perto, vibrando.

Depois ele escreveu.
6 – BLASFÊMIA:
E os escribas e fariseus se preparavam avidamente para apedrejar a  mulher pega em adultério.

E finalmente Jesus tenha escrito no chão.
7 – IDOLATRIA:
E os religiosos e a multidão apoiaram a JESUS totalmente.

JESUS estava escrevendo na areia nomes dos pecados sociais do mundo. Uma lista de pecados evidentes. JESUS,  parando de escrever no chão, volta seu olhar para aqueles escribas, fariseus e a todas as pessoas que foram se ajuntando a eles no caminho e que queriam apedrejar aquela mulher e ele diz: “... Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.” (João 8:7)

Todos começaram a ler a lista de pecados escrita no chão por Jesus, principalmente os escribas e fariseus. E não se acharam culpados de nenhum deles, pois eram religiosos, não rejeitados pela sociedade e a maioria deles não conhecia bem o significado desses pecados. Tais coisas nunca foram problemas para eles, não se sentiam condenados quando Jesus escreveu o nome daqueles pecados na areia e estavam prontos para apedrejar a mulher.

Então JESUS se inclina e começa a escrever de novo no chão e eu pergunto o que Ele teria escrito? Ele deve ter escrito o seguinte:

Do lado da palavra “ADULTÉRIO”, ele escreveu “PECADO DE COBIÇA”. E o fariseu mais velho, leu e se sentiu condenado, e deixou cair à pedra no chão e foi embora.

Do lado da palavra “FORNICAÇÃO”, ele escreveu “ORGULHO”. E um homem um pouco mais Jovem, um individuo do tipo arrogante, alguém que se achava melhor que os outros, viu que o seu pecado foi exposto por JESUS, e ele também deixou cair a pedra no chão e foi embora com lágrimas nos olhos por que sabia que era pecador.

Do lado da palavra “ROUBO” ele escreveu “INVEJA”. E três ou mais pessoas saíram, pois seus pecados foram expostos, e quem sabe Jesus continuou a escrever outras palavras como “IRA”, “DESOBEDIÊNCIA”, “EXTORSÃO”, etc.  E Quando JESUS Chegou à última palavra, os últimos acusadores daquela mulher também tinham ido embora.

A mulher adúltera ficou só com Jesus. JESUS, para de escrever, olha ao seu redor e não vê mais ninguém e começa a dialogar com a mulher e diz a ela: “... Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.” (João 8:10-11)

Jesus disse aquela mulher abandone esta vida de pecados, volte para os seus, volte para sua família para seu marido, que a partir de hoje sua vida seja diferente e quem sabe ela foi chorando de alegria por ter seus pecados perdoados e uma vida diferente a partir do seu encontro com JESUS.

APLICAÇÃO:
1-Jesus não faz distinção de pecados. Para Ele pecado é pecado e não tem tamanho.
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” (Romanos 3:23)
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 6:23)

2-A mulher adúltera estava condenada a morte, mas JESUS entrou em sua vida, transformou seu coração naquele momento. Jesus é a verdade que nos liberta do pecado.
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (João 8:36)
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32)

E NÓS QUE ESTAMOS AQUI NESTA NOITE OUVINDO ESTA PALAVRA, O QUE VAMOS FAZER, VAMOS EMBORA COMO OS ESCRIBAS, FARISEUS E A MULTIDÃO SEM CONFESSAR NOSSOS PECADOS E NOS ARREPENDERMOS OU VAMOS FAZER COMO A MULHER, FICAR AOS PÉS DE JESUS E RECEBER O SEU PERDÃO. TOME A SUA DECISÃO.

 (Ministrada em: 22/07/2012 – Igreja Batista BETEL-Pederneiras/SP)

A Graça e a Paz do Nosso Senhor
e Salvador Jesus Cristo sejam sempre conosco,
Edílson Laroca