segunda-feira, 9 de julho de 2012

Não Negues a Jesus

Texto Base:

E, estando ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo. E o que o traía tinha-lhes dado um sinal, dizendo: O que eu beijar é esse; prendei-o. E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo, Rabi; e beijou-o. Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam. E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha. Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.” (Mateus 26:47-52)

Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco.” (João 18:10)

Então, prendendo-o, o levaram, e o puseram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe.
E, havendo-se acendido fogo no meio do pátio, estando todos sentados, assentou-se Pedro entre eles. E como certa criada, vendo-o estar assentado ao fogo, pusesse os olhos nele, disse: Este também estava com ele. Porém, ele negou-o, dizendo: Mulher, não o conheço. E, um pouco depois, vendo-o outro, disse: Tu és também deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou. E, passada quase uma hora, um outro afirmava, dizendo: Também este verdadeiramente estava com ele, pois também é galileu. E Pedro disse: Homem, não sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo. E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes. E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente.” (Lucas 22:54-62)

Nessa passagem, vemos que Pedro “NEGOU” a Jesus. E quantos hoje, têm “NEGADO” a Jesus. “NEGADO” a Jesus ao:

1 – Deixarem de “RENUNCIAR” a tudo quanto tem para seguir ao Senhor.
Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14:33)
            Muitos têm negado ao Senhor ao deixarem de renunciar a sua vida, o seu próprio “eu” e a tudo quanto tem para seguir ao Senhor. É necessário renunciarmos a nós mesmos, nos esvaziarmos de nós mesmos e de toda a religiosidade que há dentro de nós. Necessário nos esvaziarmos de tudo que nos afasta do Senhor para segui-lo.

2 – Deixarem de “DESCER ÀS ÁGUAS DO BATISMO” e se “REVESTIREM DO NOVO HOMEM”.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Marcos 16:16)
Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.” (Efésios 4:22-24)
Muitos têm negado ao Senhor ao não tomarem a decisão de descer às águas do batismo e se revestirem do novo homem. Necessitamos estar revestidos do novo homem, para andarmos em justiça e santidade e seguir ao Senhor.

3 – Deixarem de buscar o “CONHECIMENTO DA PALAVRA” do Senhor.
Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR;” (Oséias 6:3a)
O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento;” (Oséias 4:6a)
Muitos têm negado ao Senhor ao não buscarem o conhecimento da palavra. Necessitamos nos aprofundarmos em conhecer ao Senhor, para estarmos sempre ao lado do Senhor.

4 – Negligenciarem os “DONS ESPIRITUAIS” que lhes foram confiados.
Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.” (1 Timóteo 4:14)
Muitos têm negado ao Senhor ao negligenciarem os dons espirituais que possuem. Não podemos negligenciar os dons que há em nós, porque toda vez que fazemos isso, estamos de certa forma negando ao Senhor.

5 – Deixarem de “LEVANTAR AS MÃOS” e “ABRIR OS LÁBIOS” para adorar ao Senhor.
Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão. Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos.” (Salmos 63:3-4)
Muitos têm negado ao Senhor ao deixarem de adorá-lo em meio aos louvores. Ao deixar de levantar as mãos e abrir os lábios em adoração ao nosso Deus.

6 – Deixarem de “PARTICIPAR DA CEIA” do Senhor.
Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.” (1 Coríntios 11:26)
fazei isto em memória de mim.” (Lucas 22:19)
Muitos têm negado ao Senhor ao deixarem de participar da ceia do Senhor. A ceia do Senhor é um mandamento, e toda vez que participamos da ceia do Senhor, estamos anunciando a morte do Senhor até que venha.

7 – Se “PRENDEREM” a um “JUGO DESIGUAL”.
Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?” (2 Coríntios 6:14-15)
Muitos têm negado ao Senhor ao desobedecer à palavra do Senhor, se dando em casamento com jugo desigual. O Senhor nos aconselha a não nos prendermos a um jugo desigual, pois que comunhão há entre a luz e as trevas?

8 – Deixarem de “DEVOLVER” ao Senhor, os “DÍZIMOS” e as “OFERTAS ALÇADAS”.
Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos.” (1 Crônicas 29:14)
Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.” (Malaquias 3:7-8)
Muitos têm negado ao Senhor ao deixarem de devolver ao Senhor, os dízimos e as ofertas alçadas. Tudo quanto recebemos, provêm do Senhor e necessitamos cumprir a sua palavra e tornar a Deus os dízimos e as ofertas alçadas.

9 – Deixarem de “CUMPRIR” o “CHAMADO DE DEUS” em suas vidas.
Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;” (2 Timóteo 1:9)
Muitos têm negado ao Senhor ao deixarem de cumprir o chamado de Deus em suas vidas. A cada um, o Senhor chamou com uma santa vocação, para cumprirmos o propósito do Senhor. Não negues ao Senhor. Não deixes de cumprir o chamado que o Senhor te deu.

10 – Deixarem de ter “COMUNHÃO” uns com os outros.
E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.” (João 17:22-23)
Muitos têm negado ao Senhor ao deixar de ter comunhão. A palavra do Senhor diz que devemos ser perfeitos em unidade, que devemos ter comunhão uns com os outros e sermos um só, como o Pai e o Filho o são.

Em todas essas circunstâncias entre outras, muitos tem “NEGADO” ao Senhor. Quando os soldados chegaram para prender a Jesus, Pedro desembainhou sua espada e feriu um dos soldados, cortando-lhe a orelha direita, a fim de “PROTEGER” a Jesus. Esse fato aconteceu quando Pedro estava ao “LADO” de Jesus. Porém quando Pedro passou a seguir Jesus de “LONGE”, vemos que Pedro “NEGOU” ao Senhor.

Quando Pedro “ANDAVA”, lado a lado com Jesus, ele estava disposto a “MORRER” por Jesus. Porém quando Pedro deixou de estar ao lado de Jesus, deixou de estar junto de Jesus e passou a segui-lo de “LONGE”, vemos que Pedro não mais declarava sua “FIDELIDADE” ao Senhor, vemos que Pedro não mais estava disposto a “MORRER” pelo Senhor. Vemos agora que Pedro, um homem que antes andava “JUNTO” do Senhor, que era “FIEL” ao Senhor e disposto a entregar sua própria “VIDA” para defender ao Senhor, agora “NEGA” ao Senhor.

Estamos andando ao “LADO” de Jesus ou estamos acompanhando Jesus de “LONGE”?

Não podemos simplesmente acompanhar Jesus de “LONGE”, temos que andar ao “LADO” de Jesus sempre.

Veja que Pedro havia feito um compromisso de “FIDELIDADE” com o Senhor. Que jamais o “NEGARIA”.
Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.” (Mateus 26:35)

Enquanto Pedro andava ao “LADO” de Jesus, ele manteve sua “FIDELIDADE” e estava disposto a “MORRER” para defender a Jesus.
Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam. E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha.” (Mateus 26:50-51)

Porém ao deixar de estar ao “LADO” de Jesus, e passar a acompanhá-lo de “LONGE”, Pedro deixou de declarar sua “FIDELIDADE” ao Senhor e passou a “NEGÁ-LO”.
Então, prendendo-o, o levaram, e o puseram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe. E, havendo-se acendido fogo no meio do pátio, estando todos sentados, assentou-se Pedro entre eles. E como certa criada, vendo-o estar assentado ao fogo, pusesse os olhos nele, disse: Este também estava com ele. Porém, ele negou-o, dizendo: Mulher, não o conheço.” (Lucas 22:54-57)

Convido-te hoje a assumir um compromisso de “FIDELIDADE” com o Senhor. Mas para que possas realmente cumprir com esse compromisso será necessário andar ao “LADO” de Jesus sempre.

(Ministrada em: 08/07/2012 – Igreja Batista BETEL-Pederneiras/SP)

A Graça e a Paz do Nosso Senhor
e Salvador Jesus Cristo sejam sempre conosco,
Adilson S. Letra