sábado, 7 de julho de 2012

As “TRIBULAÇÕES” e a nossa “FÉ”

Texto Base:E, naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes: Passemos para o outro lado. E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia também com ele outros barquinhos. E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia. E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé? E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Marcos 4:35-41)

Gostaria de enfatizar duas questões na passagem acima.

1 – Os discípulos estavam passando por uma “TRIBULAÇÃO”.

2 – Os discípulos foram questionados sobre a “FÉ”.

A grande questão acerca da “TRIBULAÇÃO” é o que faremos quando estivermos passando por ela e o que a nossa “FÉ” tem haver com a “TRIBULAÇÃO”.

Precisamos entender que a “TRIBULAÇÃO” não é para nos afastar de Deus, mas sim para nos aproximar ainda mais de Deus, a fim de reconhecermos a Deus através da nossa“FÉ” e recebermos Dele a força necessária para superarmos toda “TRIBULAÇÃO”.

As“TRIBULAÇÕES” fazem parte de nossas vidas e através delas nos importa entrar no reino de Deus.
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”(João 16:33)
Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.” (Atos 14:22)

Saibamos o que as “TRIBULAÇÕES” produzem em nós:

1 – A PACIÊNCIA.
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,” (Romanos 5:3)
Quantos ao passarem por uma “TRIBULAÇÃO” não tem a paciência de esperar em Deus uma resposta, não tem a paciência de passar pela “TRIBULAÇÃO” confiando que Deus irá virar nosso “cativeiro” no momento oportuno. Através das “TRIBULAÇÕES”aprenderemos a ter “PACIÊNCIA”.

2 – A OBEDIÊNCIA.
Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;” (Hebreus 5:8-9)
Quantos ao passarem por uma “TRIBULAÇÃO” têm deixado de obedecer ao Senhor, murmurando contra Deus e o desagradando. Precisamos entender que com as “TRIBULAÇÕES”aprenderemos a “OBEDIÊNCIA” ao Senhor Nosso Deus.

3 – O CONSOLO.
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.” (2 Coríntios 1:3-4)
Quantos ao passarem por uma “TRIBULAÇÃO” se tornam egoístas e deixam de consolar os demais irmãos que também estão passando por “TRIBULAÇÕES” e não entendem que Deus nos“CONSOLA” em toda a nossa “TRIBULAÇÃO” para que com a “CONSOLAÇÃO” com que somos consolados pelo Senhor, também venhamos a “CONSOLAR” nossos irmãos que também passam por “TRIBULAÇÕES”.

4 – O CONTENTAMENTO.
Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;” (Tiago 1:2)
Regozijai-vos no SENHOR, vós justos, pois aos retos convém o louvor.” (Salmos 33:1)
Quantos ao passarem por uma “TRIBULAÇÃO” têm deixado de regozijar-se no Senhor, deixando de entregar ao Senhor o devido louvor. Cabe a nós que somos justos e retos regozijarmos no Senhor, nos alegrando em Sua presença, demonstrando nosso“CONTENTAMENTO” em estarmos em Sua casa e em Sua presença.

5 – O CONHECIMENTO.
Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.” (Salmos 119:71)
Quantos ao passarem por uma “TRIBULAÇÃO” não têm compreendido que através das“TRIBULAÇÕES” somos levados a um amadurecimento cristão na Palavra do Senhor. Pois através das “TRIBULAÇÕES” buscamos mais e conseqüentemente adquirimos mais“CONHECIMENTO” da Palavra. A Palavra do Senhor nos revela que o povo de Deus sofre porque lhe falta o “CONHECIMENTO” e através das “TRIBULAÇÕES” somos levados a um “CONHECIMENTO” maior, fazendo com que venhamos a sair do sofrimento.

6 – A PROVAÇÃO DA NOSSA FÉ.
Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;” (1 Pedro 1:6-7)
Quantos ao passarem por uma“TRIBULAÇÃO” por timidez e não por falta de “FÉ”, deixam de sair das“TRIBULAÇÕES” ao deixarem a dúvida entrar em seu coração, não crendo que são capazes de por fim a “TRIBULAÇÃO” pela qual estão passando. No texto de Marcos 4:35-41 vemos que os discípulos por timidez deixaram de operar a “FÉ” e por fim a “TRIBULAÇÃO” pela qual estavam passando. Mas chamaram ao Senhor que imediatamente colocou fim a “TRIBULAÇÃO”.

Quantas vezes temos deixado a timidez nos impedir de agir nossa “FÉ”?

Quantas vezes temos deixado de chamarmos ao Senhor em meio as “TRIBULAÇÕES”?

Saiba que: A “FÉ” é a porta de saída das nossas “TRIBULAÇÕES”.

1 – O que é a “FÉ”?
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.”(Hebreus 11:1)

2 – Como deve ser a nossa “FÉ”?
E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.” (Tiago 1:5-8)

3 – Como adquirirmos mais “FÉ”?
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.” (Tiago 2:17-18)
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Romanos 10:17)

4 – Por que a “FÉ” é a porta de saída das nossas “TRIBULAÇÕES”?
Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.”(1 João 5:4)
(Ministrada em: 06/07/2012 – Igreja Batista BETEL-Pederneiras/SP)

A Graça e a Paz do Nosso Senhor
e Salvador Jesus Cristo sejam sempre conosco,
Adilson S. Letra