sábado, 14 de julho de 2012

O Verdadeiro Sentido da Vida

Texto Base:Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna. Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.” (Tiago 4:13-17)

Nos dias em que estamos vivendo, o homem tem se distanciado cada vez mais de Deus. E com esta distância de Deus homem passou a fazer seus planos e projetos segundo seus desejos e o resultado disso é que cada vez mais temos visto o homem fracassar. Não é difícil vermos empresas falindo, construções paradas, carros financiados devolvidos e casamentos se acabando. Mas Deus nos ensina em sua Palavra “O Verdadeiro Sentido da Vida”. Vejamos:

1 – Precisamos saber que os projetos humanos não são perfeitos.

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.” (Jeremias 17:9-10)

Diante desta verdade de Deus, entendemos que a maioria dos planos e projetos do homem procedem do seu coração que é totalmente corrompido pelo pecado.

Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.” (Mateus 15:18-19 )

Por isso o homem tem fracassado em seus planos e projetos.

2 – Fracassam por não considerar a vontade de Deus.

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)

Esta atitude de indiferença à vontade de Deus acaba nos levando na contra mão da palavra de Deus. Diante desta atitude vemos cada vez mais os resultados da independência do homem, que é o fracasso, pois a vontade de Deus é “Boa”, “Perfeita” e “Agradável”.

3 – Atitudes que nos levam a viver bem.

3.1-Viver segundo a vontade de Deus.

Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.” (Tiago 4:15)

Isso só será possível em nossas vidas se passarmos pela renovação de Cristo em nossas mentes, pois a mente do homem é muito ligada às coisas terrenas. Veja o ensinamento de Jesus:

E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” (Lucas 12:16-20)

Este homem era um grande empreendedor, um homem de visão, bem sucedido aos olhos humano, mas estava longe da vontade de Deus ao ponto de ser chamado de louco. Viver longe da vontade de Deus é loucura.

3.2-Viver para a Glória de Deus.

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” (1 Coríntios 10:31)

3.3-Viver fazendo o bem.

E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.” (Gálatas 6:9-10)

3.4-Viver amando em todo o tempo.

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.” (1 Coríntios 13:1-2)

(Ministrada em: 13/07/2012 – Igreja Batista BETEL-Pederneiras/SP)

A Graça e a Paz do Nosso Senhor
e Salvador Jesus Cristo sejam sempre conosco,
Pr. Marcos Salomão