segunda-feira, 18 de junho de 2012

Chamados para Levar a “CRUZ”

Texto Base:Dizendo: É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, e seja rejeitado dos anciãos e dos escribas, e seja morto, e ressuscite ao terceiro dia. E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” (Lucas 9:22-23)

É muito comum nos dias de hoje ouvirmos falar sobre a “CRUZ”, até mesmo de uma forma pejorativa em relação à esposa, ao marido e aos filhos. “Fazer o que? Tenho que carregar minha “CRUZ” né?”. Mas nessa noite vamos analisar as palavras de Jesus em relação a “CRUZ”, pois Ele levaria ela em sua vida.

E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.” (Mateus 10:38)

No cenário Romano era normal um preso condenado à morte levar a sua própria cruz.

1 – Jesus estava chamando para um comprometimento maior com Ele.

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.” (Lucas 9:23-24)

Na “Nova Versão Internacional” diz que devemos tomar a “CRUZ” diariamente. Isso nos faz entender que Jesus estava dizendo que não da para ser seu discípulo só nos finais de semana, mas que de fato temos que estar comprometidos a todo tempo. Muitas vezes nos comprometemos com tantas coisas e pessoas, menos com Jesus e seu Reino. Essa noite, devemos analisar se de fato estamos levando a “CRUZ” do comprometimento com Cristo.

2 – Jesus estava chamando para a morte do “Velho Homem”.

Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.” (Lucas 9:24)

Paulo deixa bem claro em Gálatas 5:24, que se eles não crucificassem o “Velho Homem” não poderiam pertencer à Cristo. Não haveria vida em Cristo sem a morte do “Velho Homem”.
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.” (Gálatas 5:24)

Em colossenses 3:3-4, Paulo tem uma revelação profunda dessa morte e nova vida em Cristo.
Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.” (Colossenses 3:3-4)

3 – Jesus estava chamando à um novo estilo de vida.

E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Coríntios 5:15-17)

Quando Jesus nos chamou para levar a “CRUZ”, Ele estava propondo a cada um de nós um novo estilo de vida, onde as coisas velhas já se passaram e tudo se fez novo.

(Ministrada em: 17/06/2012 - Igreja Batista BETEL-Pederneiras/SP)


A Graça e a Paz do Nosso Senhor
e Salvador Jesus Cristo sejam sempre conosco,
Pr. Marcos Salomão