sábado, 23 de junho de 2012

“SOU DE JESUS” – Já Fiz Minha “ESCOLHA”

Texto Base:Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.” (Josué 24:15)

A única maneira de chegarmos ao Pai é através de Jesus.
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6)

Quando nos deparamos com João 14:6, nos é necessário levantarmos alguns pontos. Pontos esses que fizeram parte de nossas “ESCOLHAS” no passado, fazem parte de nossas “ESCOLHAS” hoje e que farão parte de nossas “ESCOLHAS” no futuro.

O primeiro ponto a ser levantado, é o “CAMINHO”.

Muitas vezes quando ministramos a palavra às pessoas, muitas delas relutam contra uma “ESCOLHA”. Mas porque têm em si, questões como:

1 – Eu posso andar pelo “CAMINHO” sendo eu um pecador?

Ainda que vossos pecados sejam como a escarlata, tornar-se-ão brancos como a neve.

Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.” (Isaías 1:18-19)

2 – Por que devo andar por este “CAMINHO” e não por meus próprios caminhos?

Porque nossos caminhos não são os caminhos do Senhor e nem os nossos pensamentos são os pensamentos do Senhor.

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” (Isaías 55:8-9)

3 – Como saberei o “CAMINHO” a escolher?

O homem que teme ao Senhor ensinará o caminho que se deve escolher.

Qual é o homem que teme ao SENHOR? Ele o ensinará no caminho que deve escolher.” (Salmos 25:12)

O segundo ponto a ser levantado, é a “VERDADE”.

Ao analisarmos a “VERDADE”, vemos que:

1 - Jesus é o “Espírito da verdade” e que nos guiará em toda a “VERDADE”.

Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.” (João 16:13)

2 – A “VERDADE” que é “Jesus” nos libertará.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32)

E o terceiro ponto a ser levantado, é a “VIDA”.

Ao analisarmos a “VIDA”, vemos que:

1 – “Jesus” é a “VIDA”.

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6)

2 – Nos é proposto “ESCOLHERMOS” a “VIDA”.

Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,” (Deuteronômio 30:19)

Independente da situação em que nos encontramos, nossa vida é baseada em “ESCOLHAS”. E com Jesus, não é diferente, ou escolhemos por ter Jesus, seguindo e servindo a Ele ou nossa escolha, é contrária. Não existe neutralidade, ou o servimos ou não o servimos.

Na “Nova Versão Internacional”, vemos que ao entregarmos nosso caminho ao Senhor e confiarmos no Senhor, Ele agirá.
“Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:” (Salmos 37:5)

Não importa a luta, não importa as adversidades do dia a dia, o Senhor agirá ao nosso favor.

Fomos chamados para “SERVIRMOS AO SENHOR”. Portanto temos que dar frutos.

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.” (João 15:1-6)

Que possamos refletir um momento sobre nossas vidas, e analisarmos a nossa “ESCOLHA”. Que possamos olhar para nossas vidas e vermos que verdadeiramente estamos dando frutos.

(Ministrada em: 22/06/2012 - Igreja Batista BETEL-Pederneiras/SP)

A Graça e a Paz do Nosso Senhor
e Salvador Jesus Cristo sejam sempre conosco,
Adilson S. Letra