segunda-feira, 4 de junho de 2012

Em Quem Realmente Temos “CONFIADO”?

Texto Base:Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.” (Salmos 37:5)

Quando o Senhor ministrou esta palavra em meu coração, me levou a meditar em quem realmente temos confiado.

Para obtermos a confiança de alguém, é preciso uma aproximação, um envolvimento, para que com o decorrer do tempo aumente a intimidade e a confiança que um tem no outro.

Da mesma maneira, é preciso nos aproximarmos do Senhor e nos envolvermos mais e mais com sua obra, de forma que venhamos a ter maior intimidade com o Senhor, gerando em nós a total dependência e confiança no Senhor.

Em muitas circunstâncias de nossas vidas temos confiado nas pessoas que estão ao nosso lado. Temos confiado em nossos familiares, em nossos amigos, mas quando se trata de confiarmos no Senhor, será que realmente temos confiado no Senhor?

Em Êxodo 14:15,16 e 21 podemos ver a confiança que Moisés tinha no Senhor ao tocar o mar com seu cajado, para que o mar se abrisse.
Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o SENHOR fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas.” (Êxodo 14:15,16 e 21)

Devemos por nossa confiança no Senhor, em quem temos a salvação.
Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há salvação.” (Salmos 146:3)

Em Daniel 3:14-17 podemos ver a confiança que Sadraque, Mesaque e Abednego tinham no Senhor, ao desobedecer ao decreto e não adorar a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor havia levantado.
Falou Nabucodonosor, e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei? Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos? Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.” (Daniel 3:14-17)

Em Daniel 6:10 podemos ver a confiança de Daniel no Senhor, ao continuar orando, mesmo quando o decreto do rei Dario proibia tal ato.
Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.” (Daniel 6:10)

Em 1 Samuel 17:45-47 podemos ver a confiança de Davi no Senhor, ao enfrentar o gigante Golias, no nome do Senhor dos Exércitos.
Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel; E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.” (1 Samuel 17:45-47)

Em Lucas 5:4-6 podemos ver a confiança que Simão tinha no Senhor, ao obedecer a palavra do Senhor.
E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede. E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.” (Lucas 5:4-6)

Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança...” (Salmos 40:4a)

Que assim como nos exemplos, possamos também nós, nos achegarmos mais próximos do Senhor, buscando a cada dia ter maior intimidade com o Senhor, afim de que nossa confiança esteja totalmente no SENHOR.

Para que a tua confiança esteja no SENHOR, faço-te sabê-las hoje, a ti mesmo.” (Provérbios 22:19)

(Ministrada em: 03/06/2012 - Igreja Batista BETEL-Pederneiras/SP)

A Graça e a Paz do Nosso Senhor
e Salvador Jesus Cristo sejam sempre conosco,
Adilson S. Letra