sábado, 16 de junho de 2012

Vencendo Nossos “MEDOS”

Texto Base:Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.” (Isaías 41:10 e 13)

Há dois tipos de “MEDO”. São eles:

1 – “MEDO” Positivo: O “MEDO” positivo é uma barreira natural do ser humano que nos defende contra agressões externas, sejam elas físicas ou psíquicas.

Exemplos de “MEDO” positivo:

1.1 - Medo de choque elétrico: Esse medo, faz com que tomemos os devidos cuidados, não executando uma manutenção sem prévio conhecimento ou sem que a energia elétrica esteja desligada.

1.2 - Medo de altura: Esse medo, faz com que tomemos os devidos cuidados, não executando um trabalho em altura, sem as devidas precauções para se evitar uma possível queda.

Esse tipo de “MEDO” é comum, e cria em nós uma auto-defesa, formando uma barreira que nos defende contra agressões externas físicas e psíquicas.

2 – “MEDO” Negativo: O “MEDO” negativo gera em nós uma fé contrária, que nos faz acreditar que o pior vai acontecer ou que não vamos conseguir o que queremos.

Exemplos de “MEDO” negativo:

2.1 - Medo de se relacionar com as pessoas: Pessoas que não conseguem se relacionar com outras, nem num ambiente de trabalho, nem em um relacionamento afetivo e nem em um relacionamento familiar, são vítimas de “MEDOS” e traumas que necessitam ser eliminados para que a pessoa passe a se relacionar com as demais pessoas.

2.2 - Medo de não conseguir realizar uma determinada tarefa ou atividade: Pessoas que entram em pânico, crises de choro, ou não conseguem se realizar profissionalmente, quando tem que executar novas tarefas, novas atividades, são vítimas de “MEDOS” e traumas que também necessitam ser eliminados para que a pessoa exerça suas atividades profissionais com êxito.

2.3 – Medo de ficar à sós: Pessoas que não conseguem ficar à sós, que sentem solidão, angústias, crises de choro, tendem a perder a autonomia e independência de suas vidas. Essas pessoas são vítimas de “MEDOS” e traumas que também necessitam ser elimiandos para que a pessoa tenha a sua autonomia e independência reestabelecidas.

Esse tipo de “MEDO” é o que nos impede de conquistarmos, avançamos e progredirmos em todas as áreas de nossas vidas. E é por esse motivo que temos que elimirar tais “MEDOS” de nossas vidas.

1 – As conseqüências do “MEDO”.

Vejamos um exemplo na palavra do Senhor de alguém que sentiu “MEDO” e o que causou esse “MEDO”:

Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar. E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo. Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais. E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?” (Mateus 14:25-31)

Podemos ver na passagem descrita que Pedro ao sentir o vento forte, teve “MEDO” e que esse medo fez com que Pedro “COMEÇASSE AFUNDAR”.

O que o “MEDO” tem feito em nossas vidas?
Será que como Pedro, por causa de nossos “MEDOS” também “ESTAMOS AFUNDANDO”?

O “MEDO” gera em nós uma fé contrária que nos paralisa e nos enfraquece, nos impedindo de prosseguir.

O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento;” (Oséias 4:6)
Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” (Mateus 22:29)

A palavra do Senhor, diz que o seu povo foi destruído por falta de conhecimento. Jesus disse que erramos não conhecendo as Escrituras e nem o poder de Deus. Temos que nos aprofundarmos no conhecimento da palavra do Senhor e nos fortalecermos no seu poder.

2 – Como vencermos nossos “MEDOS”?

Para vencermos nossos “MEDOS” temos primeiro que buscar auxílio no Senhor, para nos fortalecermos. Mas a única maneira de vencermos os nossos “MEDOS” é enfrentando nossos “MEDOS”.

Por que uma criança em seu primeiro dia de aula chora quando sua mãe o deixa na escola e vai embora?
Por causa do “MEDO”. Quem lhe transmitia “SEGURANÇA” era sua mãe, e quando ela foi embora, a criança se sentiu “DESPROTEGIDA” e com “MEDO”. Mas depois de alguns dias passando pela mesma situação, a criança vai percebendo que mesmo a sua mãe não estando ao seu lado, ela está protegida. E quando isso ocorre, a criança vence o seu “MEDO” e não mais chora por falta da mãe.

Assim como no exemplo citado. Para vencermos nossos “MEDOS”, teremos que passar por aquilo que nos causa o “MEDO” enfrentando a situação até que tenhamos a total “CONFIANÇA” de que o Senhor é conosco e nos “AJUDA”.

[Salmo de Davi] O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?” (Salmos 27:1)

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.” (Isaías 41:10 e 13)

Que possamos enfrentar nossos “MEDOS”, com a firme confiança de que o Senhor é conosco e nos ajudará. Que possasmos sair hoje, abençoados pela palavra do Senhor e fortalecidos para enfrentarmos nossos “MEDOS”.

(Ministrada em: 15/06/2012 - Igreja Batista BETEL-Pederneiras/SP)

A Graça e a Paz do Nosso Senhor
e Salvador Jesus Cristo sejam sempre conosco,
Adilson S. Letra