sábado, 30 de junho de 2012

Reconstruindo o “TEMPLO” para Termos “GRANDES COLHEITAS”

Texto Base:Assim fala o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do SENHOR deve ser edificada.” (Ageu 1:2)

              O tema da ministração de hoje é: Reconstruindo o “TEMPLO” para Termos “GRANDES COLHEITAS”. No texto de Ageu 1:2, o profeta Ageu explica claramente o porquê da diminuição da colheita. A colheita do povo não era abundante e as suas necessidades não eram totalmente supridas porque a casa do Senhor foi deixada de lado. O povo morava em boas casas enquanto o “Templo” estava vazio.
Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta?” (Ageu 1:4)

              Vejamos detalhadamente o porquê da diminuição da colheita e o que fazer para termos uma “GRANDE COLHEITA” em nossas vidas:

1 - O PORQUÊ DA DIMINUIÇÃO DA COLHEITA:

           1.1 – ACOMODAÇÃO;
                        Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado.” (Ageu 1:6)
                        O povo estava comendo, bebendo e trabalhando. Havia ali muito plantio, mas pouca colheita. Havia ali muito esforço e dedicação, porém pouco resultado. E o fato de estarem colhendo algo ou tendo o necessário para aquele momento, deixava-os “ACOMODADOS”.     E muitas vezes hoje, por estarmos colhendo algo ou tendo o necessário para o momento, ficamos “ACOMODADOS” com a situação, deixando de colher o melhor de Deus em nossas vidas.

           1.2 – DESCUIDADO COM O TEMPLO;
                        Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? disse o SENHOR dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa.” (Ageu 1:9)
                        Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6:19)
                        No texto da mensagem, o povo colheu pouco porque deixaram a casa do Senhor deserta. O povo não havia associado que as anormalidades em suas colheitas estavam co-relacionadas com o “ABANDONO DO TEMPLO”. Paulo relata em 1 Coríntios 6:19 que nosso corpo é o templo do Espírito Santo e que o Espírito Santo habita em nós.

2 – O QUE FAZER PARA TERMOS “GRANDES COLHEITAS”:

           2.1 – DEIXAR NOSSA ACOMODAÇÃO;
                        E para deixarmos nossa “ACOMODAÇÃO” será necessário mudarmos o curso do rio e remarmos contra algumas correntezas. São elas:

                        2.1.1 – CORRENTEZAS DA MENTIRA: Temos que falar a verdade uns aos outros, deixando a mentira.
                        Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.” (Efésios 4:25)

                        2.1.2 – CORRENTEZAS DA IMORALIDADE SEXUAL: Temos que nos abster da imoralidade sexual, nos santificando segundo a vontade de Deus.
                        A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual.” (1 Tessalonicenses 4:3 (Nova Versão Internacional))

                        2.1.3 – CORRENTEZAS DO EGOÍSMO: Temos que deixar de viver nosso “eu”, pois agora Cristo é quem vive em nós.
                        Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” (Gálatas 2:20)

                        2.1.4 – CORRENTEZAS DA INDIVIDUALIDADE: Somos membros do corpo de Cristo e assim como um membro por si só não tem função se não estiver ligado ao corpo, assim somos nós. Não podemos deixar que nossas particularidades nos tornem pessoas individualistas, mas que sejamos realmente ligados uns aos outros.
                        Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.” (Romanos 12:4-5)

                        2.1.5 – CORRENTEZAS DE UM RELACIONAMENTO SUPERFICIAL COM DEUS: Não podemos ter um relacionamento superficial com Deus, temos que ter uma aliança eterna com o Senhor.
                        “Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo uma aliança eterna, que em tudo será bem ordenado e guardado, pois toda a minha salvação e todo o meu prazer está nele, apesar de que ainda não o faz brotar.” (2 Samuel 23:5)
                        Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Mateus 6:21)

           2.2 – RECONSTRUIR O TEMPLO / TRABALHAR NA CASA DO SENHOR;
                        E para sermos “ABENÇOADOS” e termos “GRANDES COLHEITAS” será necessário reconstruirmos o templo que somos nós e trabalharmos na casa do Senhor.
                        E o Senhor suscitou o espírito do governador de Judá Zorobabel, filho de Sealtiel, e o espírito do sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e o espírito de todo o resto do povo; e eles vieram, e começaram a trabalhar na casa do Senhor dos exércitos, seu Deus,” (Ageu 1:14)
                        Considerai, pois, vos rogo, desde este dia em diante; desde o vigésimo quarto dia do mês nono, desde o dia em que se fundou o templo do SENHOR, considerai essas coisas. Porventura há ainda semente no celeiro? Além disso a videira, a figueira, a romeira, a oliveira, não têm dado os seus frutos; mas desde este dia vos abençoarei.” (Ageu 2:18-19)

Faça uma auto-análise de como está o seu “TEMPLO”, de como está a sua “VIDA” e se necessário for, mude o curso do rio, reme contra as correntezas, reconstrua o seu “TEMPLO” e se prepare para “GRANDES COLHEITAS”.

(Ministrada em: 29/06/2012 - Igreja Batista BETEL-Pederneiras/SP)

A Graça e a Paz do Nosso Senhor
e Salvador Jesus Cristo sejam sempre conosco,
Adilson S. Letra