segunda-feira, 25 de junho de 2012

Vivendo em "ESTABILIDADE" com Deus

Texto Base:E haverá estabilidade nos teus tempos, abundância de salvação, sabedoria e conhecimento; e o temor do SENHOR será o seu tesouro.” (Isaías 33:6)

O objetivo desta mensagem é de nos ensinar a como lidar com os altos e baixos da vida, que são as decepções, frustrações, fracassos, injustiças, provações e perseguições. O desejo do coração de Deus é que tenhamos uma vida estável com Ele, para isso precisamos entender alguns pontos:

1 - Um dos grandes desafios da “Vida Cristã” é entender os “ALTOS” e “BAIXOS” da Vida.

Jesus foi bem claro com seus discípulos ao ensinar a eles que no mundo teríamos aflições.
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33)

Na segunda carta de Paulo aos Tessalonicenses 1:4-7, Paulo fala sobre as várias provações que eles estavam passando, ensinando eles a lidar com os altos e baixos que eles estavam passando. O que acontece é que muitos cristãos por não saberem lidar com estas situações em suas vidas, entram em depressão, crises espirituais, emocionais, e acabam até mesmo abandonando a fé em Cristo. Quando não abandonam a fé, param de dar frutos para o Senhor ou morrem espiritualmente.
De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais; Prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis; Se de fato é justo diante de Deus que dê em paga tribulação aos que vos atribulam, E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder,” (2 Tessalonicenses 1:4-7)

Hoje em dia há uma multidão de cristãos tomando remédios antidepressivos e procurando soluções em psicólogos por não entenderem estes altos e baixos da vida.

2 - Precisamos entender que Deus não está “INDIFERENTE” a estas situações em nossas vidas.

Quando estamos passando por situações difíceis em nossas vidas nos sentimos abandonados por Deus, achamos que Ele não nos “AMA”, que Ele não está fazendo nada a nosso favor. Deus fala com Moisés, “...Tenho visto atentamente a aflição do meu povo...”.
E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.” (Êxodo 3:7)

O que precisamos guardar em nossos corações é que Deus nos “AMA” independente de quem somos ou fazemos, Ele nos “AMA” incondicionalmente. Ele não nos “AMA” por aquilo que fazemos ou deixamos de fazer, Ele nos “AMA” antes da fundação dos tempos e por Ele nos amar é que Ele trabalha a nosso favor.
Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.” (Isaías 64:4)

3 - Deus deseja “TRANSFORMAR” todas as situações contrárias em nossas vidas.

E, tendo eu voltado, eis que à margem do rio havia uma grande abundância de árvores, de um e de outro lado. Então disse-me: Estas águas saem para a região oriental, e descem ao deserto, e entram no mar; e, sendo levadas ao mar, as águas tornar-se-ão saudáveis. E será que toda a criatura vivente que passar por onde quer que entrarem estes rios viverá; e haverá muitíssimo peixe, porque lá chegarão estas águas, e serão saudáveis, e viverá tudo por onde quer que entrar este rio. Será também que os pescadores estarão em pé junto dele; desde Engedi até En-Eglaim haverá lugar para estender as redes; o seu peixe, segundo a sua espécie, será como o peixe do mar grande, em multidão excessiva. Mas os seus charcos e os seus pântanos não tornar-se-ão saudáveis; serão deixados para sal. E junto ao rio, à sua margem, de um e de outro lado, nascerá toda a sorte de árvore que dá fruto para se comer; não cairá a sua folha, nem acabará o seu fruto; nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; e o seu fruto servirá de comida e a sua folha de remédio.” (Ezequiel 47:7-12)
As águas que saiam do santuário de Deus revelam a presença do próprio Deus. Estas águas eram constantes, isto revela que a presença do Espírito Santo em nós gera vida onde havia morte, cura nossas feridas e nos traz estabilidade de vida com Deus. Este rio de Deus deseja transbordar em nossas vidas como Jesus disse a mulher samaritana.
Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” (João 4:14)

Conclusão: O desejo do coração do Pai em relação aos seus “FILHOS” é que eles venham a viver uma vida de estabilidade, equilibrada. E mesmo que viermos a enfrentar os altos e baixos da vida, saberemos como lidar com estas situações sem perder o foco em tudo que Deus nos preparou.

Que esta mensagem venha edificar sua “VIDA” de uma forma tremenda.

(Ministrada em: 24/06/2012 - Igreja Batista BETEL-Pederneiras/SP)

A Graça e a Paz do Nosso Senhor
e Salvador Jesus Cristo sejam sempre conosco,
Pr. Marcos Salomão