quarta-feira, 13 de junho de 2012

Em Busca das “OVELHAS PERDIDAS” da Casa de Israel

Texto Base:Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la?” (Lucas 15:4)

Na parábola da ovelha perdida, vejo a necessidade de identificar dois personagens. São eles:

1 – O “PASTOR”?

O “PASTOR” representa o Próprio Senhor.
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” (João 10:11)
Como pastor ele apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam, ele as guiará mansamente.” (Isaías 40:11)

2 – As “OVELHAS”?

As “OVELHAS” representam o povo de Israel.
Mas fez sair o seu povo como ovelhas, e os guiou pelo deserto como a um rebanho.” (Salmos 78:52)
Assim nós, teu povo ovelhas de teu pasto, te louvaremos eternamente; de geração em geração publicaremos os teus louvores.” (Salmos 79:13)
Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas que ele conduz.” (Salmos 95:7a)
Sabei que o Senhor é Deus! Foi ele quem nos fez, e somos dele; somos o seu povo e ovelhas do seu pasto.” (Salmos 100:3)

Ao analisar os dois personagens da parábola da ovelha perdida, o Senhor ministrou em meu coração, dois pontos:

1 – As Qualidades do “PASTOR”:

1.1-O “PASTOR” dá a vida pela suas “OVELHAS”;

Quando analisei o fato do “PASTOR” dar a sua vida pela suas “OVELHAS”, o Senhor ministrou em meu coração que: O “PASTOR” tem responsabilidade sobre suas “OVELHAS” e zela pela integridade física de suas “OVELHAS”.

Trazendo para nossos dias: Nós “PAIS”, na qualidade de “TUTORES” de nossos “FILHOS”. Será que nós “PAIS” estamos zelando pela integridade física de nossos “FILHOS”? E nós “PAIS NA FÉ”, será que nós estamos zelando pela integridade física de nossos “FILHOS NA FÉ”?

Assim como o “PASTOR” zela pela integridade física de suas “OVELHAS”, nós como “PAIS” e “PAIS NA FÉ” temos que zelar pela integridade física dos nossos “FILHOS” e “FILHOS NA FÉ”.

1.2-O “PASTOR” apascenta o seu rebanho;

E quando analisei o fato do “PASTOR” apascentar suas “OVELHAS”, o Senhor ministrou em meu coração que: O “PASTOR” tem a responsabilidade de conduzir e guiar suas “OVELHAS” pelos pastos e desertos, alimentando assim suas “OVELHAS”.

Trazendo para nossos dias: Nós “PAIS”, temos a obrigação de conduzir e guiar nossos “FILHOS” pelo caminho. Será que nós “PAIS” temos conduzido nossos “FILHOS” pelo caminho? Será que nós “PAIS NA FÉ” temos conduzido nossos “FILHOS NA FÉ” pelo caminho?

Assim como o “PASTOR” apascenta suas “OVELHAS”, conduzindo-as pelos pastos e desertos, alimentando-as, nós como “PAIS” e “PAIS NA FÉ” temos que conduzir nossos “FILHOS” e “FILHOS NA FÉ” pelo caminho, alimentando-os com a palavra do Senhor.

2 – O Resgate das “OVELHAS PERDIDAS”:

Quando fora do aprisco, as “OVELHAS” ficam expostas a perigos que expõe a sua integridade física. E como vemos acima, cabe ao “PASTOR”, zelar pela integridade física de suas “OVELHAS”.

Trazendo para nossos dias: Nossos “FILHOS”, quando estão fora do caminho, estão expostos a perigos que expõe a integridade física deles. E cabe a nós “PAIS” resgatarmos nossos “FILHOS”.

Estamos vivendo um tempo em que os “PAIS” têm deixado de exercer autoridade sobre seus “FILHOS”, e conseqüentemente tem perdido seus “FILHOS” em decorrência dos perigos que o mundo oferece. Precisamos como “PAIS” e “PAIS NA FÉ”, exercermos nossa autoridade e resgatarmos nossos “FILHOS” e “FILHOS NA FÉ”, trazendo-os de volta ao aprisco, de volta ao caminho, alimentando-os diariamente com a palavra do Senhor.

Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.” (Mateus 10:5-7)

Que possamos hoje, como “PAIS” e “PAIS NA FÉ”, exercemos nossa autoridade e irmos ao resgate de nossos “FILHOS” e “FILHOS NA FÉ”, trazendo-os de volta ao aprisco, de volta ao caminho, alimentando-os diariamente com a palavra do Senhor.

(Ministrada em: 12/06/2012 - Igreja Batista BETEL-Pederneiras/SP)
Campanha em prol dos “FILHOS” – 3ª Semana

A Graça e a Paz do Nosso Senhor
e Salvador Jesus Cristo sejam sempre conosco,
Adilson S. Letra